sábado, 2 de abril de 2016

Crenças

Que são crenças?

De acordo com estudos, existem, basicamente, dois tipos principais: as crenças racionais e as crenças irracionais.


Em se tratando de uma crença racional, o indivíduo passa a agir de maneira mais lógica, buscando vivenciar os fatos a partir de suas reais evidências, sem exageros. Por outro lado, uma crença irracional, conforme explica a TCC – Terapia Cognitiva Comportamental – trata-se de uma disfunção psíquica. Ou seja, o sujeito passa a perceber os fatos de uma maneira exagerada. Segundo a TCC, essas crenças são as nossas ideias e conceitos enraizados e fundamentais acerca do que acreditamos e que moldam nosso comportamento.

Assim, partindo de um conceito da psicologia, crença é o estado emocional em que um indivíduo parte de uma proposição ou premissa que julga ser a pura verdade, ou mais, carrega, em si, uma opinião formada, que, por vezes, torna-se uma convicção. Compreende-se, portanto, que a maneira como agimos ou nos portamos são consequências de nossos pensamentos e emoções.

A Terapia Cognitiva Comportamental parte do pressuposto de que na inter-relação entre cognição, emoção e comportamento encontra-se a compreensão do funcionamento normal do ser humano. Assim, um dos objetivos da TCC é a correção dos pensamentos disfuncionais.

Na TCC busca-se identificar e avaliar as crenças nucleares. Essas crenças são as nossas ideias e conceitos enraizados e fundamentais acerca do que acreditamos e que moldam nosso comportamento.


Em termos gerais, a TCC se apresenta como uma técnica reeducativa bastante eficiente nos tratamentos da depressão e transtornos de ansiedade, também apresenta resultados satisfatórios como apoio aos tratamentos psiquiátricos, uma vez que muitos pacientes sofrem os efeitos colaterais a medicamentos.

Um grande abraço!
Professor Rivaldo Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário