sábado, 2 de abril de 2016

Um recado a nossos amigos e leitores

Caros amigos e caras amigas que acessam o nosso blog, este é um recado especialmente para vocês:

Quando decidimos criar este blog, o fizemos com a legítima intenção de presentear nossos amigos e pessoas que admiram nosso trabalho com textos diários curtos e os mais diversos.

Nossa proposta inicial era de escrever dia após dia, durante todo este ano de 2016, um novo texto, coisa que o fazemos com grande alegria e satisfação.

Todavia, sufocado pelo corre-corre diário e, embora a nossa chama de escrever ainda permaneça acessa, vimo-nos, por vezes, impossibilitados de cumprir o nosso propósito.

Entretanto, não gostaríamos de parar este trabalho. Portanto, nosso objetivo de escrever para nossos amigos e pessoas que curtem nossa produção, ainda continua firme. Porém, vamos dar uma nova dinâmica.

Para isso, deixaremos de publicar com mais frequência aqui no blog. E, aos poucos, vamos direcionar o nosso trabalho para nosso site oficial, http://empreendedordoconhecimento.com.br/.

A razão para isso, é buscarmos agilizar melhor nosso trabalho, bem como oferecer-lhe um material com a melhor qualidade possível.

Assim, queremos, pois, agradecer-lhe por sua honrosa participação como leitor desse blog e, na oportunidade, convidar-lhe para, caso seja de seu interesse continuar nos acompanhando, inscrever-se em nosso portal e responder a um simples questionário com três perguntinhas bem diretas e pontuais. Você não gastará nem um minuto para isso.

Se é de seu interesse, acesse primeiro o nosso site, http://empreendedordoconhecimento.com.br, faça seu cadastro bem rapidinho, responda nossa pesquisa de menos de um minuto e continue a acompanhar o nosso trabalho.

Nosso mais sincero muito obrigado!
Professor Rivaldo Neri



Crenças

Que são crenças?

De acordo com estudos, existem, basicamente, dois tipos principais: as crenças racionais e as crenças irracionais.


Em se tratando de uma crença racional, o indivíduo passa a agir de maneira mais lógica, buscando vivenciar os fatos a partir de suas reais evidências, sem exageros. Por outro lado, uma crença irracional, conforme explica a TCC – Terapia Cognitiva Comportamental – trata-se de uma disfunção psíquica. Ou seja, o sujeito passa a perceber os fatos de uma maneira exagerada. Segundo a TCC, essas crenças são as nossas ideias e conceitos enraizados e fundamentais acerca do que acreditamos e que moldam nosso comportamento.

Assim, partindo de um conceito da psicologia, crença é o estado emocional em que um indivíduo parte de uma proposição ou premissa que julga ser a pura verdade, ou mais, carrega, em si, uma opinião formada, que, por vezes, torna-se uma convicção. Compreende-se, portanto, que a maneira como agimos ou nos portamos são consequências de nossos pensamentos e emoções.

A Terapia Cognitiva Comportamental parte do pressuposto de que na inter-relação entre cognição, emoção e comportamento encontra-se a compreensão do funcionamento normal do ser humano. Assim, um dos objetivos da TCC é a correção dos pensamentos disfuncionais.

Na TCC busca-se identificar e avaliar as crenças nucleares. Essas crenças são as nossas ideias e conceitos enraizados e fundamentais acerca do que acreditamos e que moldam nosso comportamento.


Em termos gerais, a TCC se apresenta como uma técnica reeducativa bastante eficiente nos tratamentos da depressão e transtornos de ansiedade, também apresenta resultados satisfatórios como apoio aos tratamentos psiquiátricos, uma vez que muitos pacientes sofrem os efeitos colaterais a medicamentos.

Um grande abraço!
Professor Rivaldo Neri

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Verdades

Falar a verdade e ouvir a verdade não são atributos comuns para a maioria das pessoas. Como é difícil, por vezes, tratarmos a verdade, como ela tem de ser. Em muitas ocasiões, desejamos que “a nossa” verdade seja prevalecida, e não ouvimos o que o outro tem a nos dizer.

Diante disso tudo, chegamos apenas a uma conclusão: Nós não temos em nós mesmos a verdadeira verdade – a redundância aqui se faz necessária. Somos seres humanos e falhos. Por mais que desejemos não somos detentores da absoluta verdade. Somos enganados, diversas vezes, por nosso próprio coração.

Mas como então buscar viver a verdade? Lamento lhe dizer, mas na esperança em homens, isso jamais será possível. Não há um homem, em absoluto, verdadeiro. Todos nós, uma vez ou outra fracassamos em nossos próprios sentimentos e verdades que julgamos ter.

Entretanto, há uma única possibilidade de você encontrar a verdade: Buscar em CRISTO aquilo que jamais você poderá ter de si mesmo.

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Bíblia Sagrada: João, 14.6)

Leia o nosso livro, a verdade que liberta.
 A verdade que liberta

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri