quarta-feira, 30 de março de 2016

Conquista

Quanto vale a conquista de um sonho? Quanto vale o esforço por uma conquista que nos leve verdadeiramente ao sucesso?

Certa vez, ouvi a seguinte frase: “Todo triunfo advém da luta”. Com isso, queremos enfatizar que todo esforço será válido quando nossos ideais forem nobres. Assim, para a verdadeira conquista valem todos os esforços desprendidos.

Você estaria pronto para a luta em busca de algo que realmente valha a pena?

Conta-se uma história que certo homem havia tido com um grande sábio e este havia lhe prometido um tesouro. E assim o sábio se dirigiu ao homem:

- Meu amigo, quero lhe ensinar o caminho para que você possa pegar o seu tesouro. Vou lhe entregar um mapa, mas, antes, preciso lhe passar uma ferramenta que lhe será bastante útil. O velho sábio saiu por uns instantes e, quando voltou, trazia à mão uma escada dessas que era desmontável. Entregou-a ao homem juntamente com o mapa e lhe disse para encontrá-lo no lugar marcado no mapa.

Assim, o velho sábio seguiu o seu caminho e, no dia seguinte, o homem se preparava para encontrar o velho amigo sábio. O homem, então, colocou a escada sobre os ombros, tomou o mapa e seguiu caminho afora.

Ao caminhar alguns poucos quilômetros, sentiu o peso da escada e, imediatamente, teve uma ideia:

- Ah! Essa escada está muito pesada. Mas percebo que ela é desmontável. Vou fazer o seguinte, para facilitar a minha viagem, vou deixar alguns degraus por aqui, e depois, na volta, eu os pego. E assim o fez.

Ao caminhar mais outro tanto, fez a mesma coisa, deixou mais alguns degraus. E isso ele o fez durante quase todo o percurso.

Finalmente, chega ao local indicado no mapa e avista o sábio em um lugar um tanto alto. E o sábio o cumprimenta pela sua chegada ao tempo que o parabeniza. O homem, muito satisfeito, pois iria receber o seu valioso prêmio, diz ao amigo sábio:

- Pronto, meu velho amigo, aqui estou e vim, com muita alegria, receber o meu tesouro prometido.
O velho sábio, sempre feliz e sorridente, disse ao amigo:
- É justo! Venha buscar o seu prêmio! Você trouxe a escada?
- Sim! Claro! Aqui está!
- Muito bem! Então, monte-a e venha pegar o que lhe é de direito.
- O homem, por um momento olhou a altura de onde estava o sábio, e descaiu-lhe o semblante, pois percebera que o local era, por demais, alto. Começou tristemente montar a escada e o esperado acontecera, a escada não alcançava o lugar. Ele, então se dirige ao velho sábio e diz:
- Amigo! Não consigo chegar até aí!
- Como assim? Surpreso, pergunta-lhe o sábio!
- A escada não alcança!
- Mas ela foi feita justamente para isso! Você, por acaso, perdeu alguns degraus pelo caminho?
- Pois é, durante o percurso, a escada pesou-me sobre os ombros, e eu resolvi deixar alguns degraus pelo caminho...
- Que pena, meu amigo! Exclamou o sábio.
- Mas nem tudo está perdido. Dar-lhe-ei nova chance. Volte, pegue todos os degraus faltantes e venha receber o prêmio.

Por um momento, o homem se sente aliviado. Mas, ao mesmo tempo, fica desapontado quando lembrou que os primeiros degraus os deixou no início da caminhada. Por outro lado, compreendeu que a vida estava lhe oferecendo uma nova oportunidade de reparar sua negligência. Então, sem pensar em mais nada, regressa seu caminho.

Qual, pois, a moral dessa história? Tire você mesmo a conclusão que desejar.

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário