quinta-feira, 24 de março de 2016

Que é a escola?

Qual seria a escola que você gostaria de estudar ou ter estudado?
 Manual de Educação e Ensino

Provavelmente, essa seja uma pergunta que gere muitas posições e controvérsias. Então, vamos tomar como partida para esse texto, um comentário extraído da internet:
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
Na teoria, essa afirmação é bastante pragmática. Define muito bem o que é a escola: um lugar onde se ensina e se aprende. De fato, tudo poderia ser simples assim.

Porém, em nosso dia a dia em uma escola, seja um aluno ou um professor, experimentamos algo totalmente diferente do que se prega acerca da escola.

Talvez, você possa me perguntar: em que sentido?

Deixe-me explicar: Compreendo que, embora haja bastante interesse por parte de professores e gestores de escola, há também uma lacuna muito grande em sua gestão política-administrativa.

Por exemplo, não há, de maneira mais concreta, um currículo de ensino que possa envolver todos os estados da Federação em um posicionamento unificado que contemple a base e o necessário para que todo aluno tenha uma aprendizagem significativa e estrutural, de modo que, este, caso seja transferido para qualquer região do país, não encontre dificuldades em seu processo de aprendizagem. Claro, respeitando os valores culturais de cada região.

Mas há outra consideração a ser feita: Será se o ensino médio não difere consideravelmente do ensino fundamental? Em caso afirmativo, não seria interessante que se pensasse esses dois níveis de ensino sistemático, partindo de perspectiva que fosse direcionada para cada nível em especial?

No entanto, compreende-se que esse planejamento pedagógico deveria nascer no seio da escola, em que todos os envolvidos, direta ou indiretamente, pudessem expressar de maneira atenciosa e respeitosa seu posicionamento acerca da construção de uma escola que seja o anseio da grande maioria.

Não se pode pensar a educação de maneira isolada. Não se pode pensar a escola onde os alunos, os professores, os gestores e a comunidade em geral envolvida em seu contexto, não tenham liberdade de expressão.

É possível construirmos uma escola diferente, desde que se dê voz a todos que, de fato e de verdade, constroem a escola e a educação deste país.

É possível pensar uma escola onde todos tenham prazer em estar numa sala de aula.

É possível se pensar em uma escola pública que seja o orgulho de nossa gente. Bastam apenas decisões políticas sábias e participação solidária da comunidade civil desta grande Nação Brasileira.

Qual a escola que desejamos construir e deixar para nossas gerações futuras?

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

Se desejar conhecer um pouco mais de nosso posicionamento acerca desse tema, leia o livro, “MANUAL DE EDUCAÇÃO EENSINO”, organizado pelo professor Alexandre Vieira, com minha participação no capítulo, 4, Educação Brasileira. Acesse o livro aqui:



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