Que é a escola?
Qual
seria a escola que você gostaria de estudar ou ter estudado?
Provavelmente,
essa seja uma pergunta que gere muitas posições e controvérsias. Então, vamos
tomar como partida para esse texto, um comentário extraído da internet:
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
Na teoria, essa afirmação é bastante pragmática.
Define muito bem o que é a escola: um
lugar onde se ensina e se aprende. De fato, tudo poderia ser simples assim.
Porém, em nosso dia a dia em uma escola, seja
um aluno ou um professor, experimentamos algo totalmente diferente do que se
prega acerca da escola.
Talvez, você
possa me perguntar: em que sentido?
Deixe-me explicar: Compreendo
que, embora haja bastante interesse por parte de professores e gestores de
escola, há também uma lacuna muito grande em sua gestão
política-administrativa.
Por exemplo, não há, de maneira mais concreta,
um currículo de ensino que possa envolver todos os estados da Federação em um
posicionamento unificado que contemple a base e o necessário para que todo
aluno tenha uma aprendizagem significativa e estrutural, de modo que, este,
caso seja transferido para qualquer região do país, não encontre dificuldades
em seu processo de aprendizagem. Claro, respeitando os valores culturais de
cada região.
Mas há outra consideração a ser feita: Será se
o ensino médio não difere consideravelmente do ensino fundamental? Em caso
afirmativo, não seria interessante que se pensasse esses dois níveis de ensino
sistemático, partindo de perspectiva que fosse direcionada para cada nível em
especial?
No entanto, compreende-se que esse planejamento
pedagógico deveria nascer no seio da escola, em que todos os envolvidos, direta
ou indiretamente, pudessem expressar de maneira atenciosa e respeitosa seu
posicionamento acerca da construção de uma escola que seja o anseio da grande
maioria.
Não se pode pensar a educação de maneira
isolada. Não se pode pensar a escola onde os alunos, os professores, os gestores
e a comunidade em geral envolvida em seu contexto, não tenham liberdade de
expressão.
É possível construirmos uma escola diferente,
desde que se dê voz a todos que, de fato e de verdade, constroem a escola e a
educação deste país.
É possível pensar uma escola onde todos tenham
prazer em estar numa sala de aula.
É possível se pensar em uma escola pública que
seja o orgulho de nossa gente. Bastam apenas decisões políticas sábias e
participação solidária da comunidade civil desta grande Nação Brasileira.
Qual a escola que desejamos construir e deixar
para nossas gerações futuras?
Um grande abraço!
Professor Rivaldo Neri
Se desejar conhecer um pouco mais de nosso
posicionamento acerca desse tema, leia o livro, “MANUAL DE EDUCAÇÃO EENSINO”, organizado pelo professor
Alexandre Vieira, com minha participação no capítulo, 4, Educação Brasileira.
Acesse o livro aqui:
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