quinta-feira, 31 de março de 2016

Eternidade

1 Coríntios 2.9: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”

Quando se fala em eternidade é possível dois posicionamentos: o primeiro uma desesperança, porque se imagina que haveremos de deixar esse mundo; o segundo, brota em nós uma esperança, pois estamos próximos do glorioso encontro com o Senhor.

Mas o que é a eternidade?

A eternidade é o tempo de Deus, e nós, seres humanos, não estamos aptos a ter uma compreensão exata acerca desse tema.

Por outro lado, é possível pensar a eternidade a partir do pensamento do Eterno:

Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Ap. 1:8)

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

quarta-feira, 30 de março de 2016

Conquista

Quanto vale a conquista de um sonho? Quanto vale o esforço por uma conquista que nos leve verdadeiramente ao sucesso?

Certa vez, ouvi a seguinte frase: “Todo triunfo advém da luta”. Com isso, queremos enfatizar que todo esforço será válido quando nossos ideais forem nobres. Assim, para a verdadeira conquista valem todos os esforços desprendidos.

Você estaria pronto para a luta em busca de algo que realmente valha a pena?

Conta-se uma história que certo homem havia tido com um grande sábio e este havia lhe prometido um tesouro. E assim o sábio se dirigiu ao homem:

- Meu amigo, quero lhe ensinar o caminho para que você possa pegar o seu tesouro. Vou lhe entregar um mapa, mas, antes, preciso lhe passar uma ferramenta que lhe será bastante útil. O velho sábio saiu por uns instantes e, quando voltou, trazia à mão uma escada dessas que era desmontável. Entregou-a ao homem juntamente com o mapa e lhe disse para encontrá-lo no lugar marcado no mapa.

Assim, o velho sábio seguiu o seu caminho e, no dia seguinte, o homem se preparava para encontrar o velho amigo sábio. O homem, então, colocou a escada sobre os ombros, tomou o mapa e seguiu caminho afora.

Ao caminhar alguns poucos quilômetros, sentiu o peso da escada e, imediatamente, teve uma ideia:

- Ah! Essa escada está muito pesada. Mas percebo que ela é desmontável. Vou fazer o seguinte, para facilitar a minha viagem, vou deixar alguns degraus por aqui, e depois, na volta, eu os pego. E assim o fez.

Ao caminhar mais outro tanto, fez a mesma coisa, deixou mais alguns degraus. E isso ele o fez durante quase todo o percurso.

Finalmente, chega ao local indicado no mapa e avista o sábio em um lugar um tanto alto. E o sábio o cumprimenta pela sua chegada ao tempo que o parabeniza. O homem, muito satisfeito, pois iria receber o seu valioso prêmio, diz ao amigo sábio:

- Pronto, meu velho amigo, aqui estou e vim, com muita alegria, receber o meu tesouro prometido.
O velho sábio, sempre feliz e sorridente, disse ao amigo:
- É justo! Venha buscar o seu prêmio! Você trouxe a escada?
- Sim! Claro! Aqui está!
- Muito bem! Então, monte-a e venha pegar o que lhe é de direito.
- O homem, por um momento olhou a altura de onde estava o sábio, e descaiu-lhe o semblante, pois percebera que o local era, por demais, alto. Começou tristemente montar a escada e o esperado acontecera, a escada não alcançava o lugar. Ele, então se dirige ao velho sábio e diz:
- Amigo! Não consigo chegar até aí!
- Como assim? Surpreso, pergunta-lhe o sábio!
- A escada não alcança!
- Mas ela foi feita justamente para isso! Você, por acaso, perdeu alguns degraus pelo caminho?
- Pois é, durante o percurso, a escada pesou-me sobre os ombros, e eu resolvi deixar alguns degraus pelo caminho...
- Que pena, meu amigo! Exclamou o sábio.
- Mas nem tudo está perdido. Dar-lhe-ei nova chance. Volte, pegue todos os degraus faltantes e venha receber o prêmio.

Por um momento, o homem se sente aliviado. Mas, ao mesmo tempo, fica desapontado quando lembrou que os primeiros degraus os deixou no início da caminhada. Por outro lado, compreendeu que a vida estava lhe oferecendo uma nova oportunidade de reparar sua negligência. Então, sem pensar em mais nada, regressa seu caminho.

Qual, pois, a moral dessa história? Tire você mesmo a conclusão que desejar.

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

terça-feira, 29 de março de 2016

Desejo

Segundo o dicionário, temos cinco definições para desejo:
1. .Ato de desejar ou de se desejar.
2. Coisa que se deseja; coisa que se quer ter, conseguir, alcançar, etc.
3. Vontade; aspiração.
4. Grande apetite ou vontade em relação a algo que se pode comer ou beber.
5. .Atração sexual.

"desejo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/desejo [consultado em 26-03-2016].

De acordo com a filosofia, é possível afirmar que desejo é “uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. (leia mais em, https://pt.wikipedia.org/wiki/Desejo)

E você, que pensa sobre seus desejos? Seria muito importante que pudéssemos sempre fazer uma introspecção quando pensamos em nossos desejos e aspirações. Quando desejamos de maneira errônea, inevitavelmente vem o sofrimento. Por outro lado, quando tomamos decisões sábias a partir de um desejo coerente, somos levados a grandes conquistas.

Meu desejo, portanto, é que você saiba se encontrar consigo mesmo. Que você possa enxergar em você seus potenciais e virtudes para que possa fazer as melhores escolhas, com uma motivação legítima a partir de desejos saudáveis.

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

segunda-feira, 28 de março de 2016

NEGÓCIOS

Bem, quero desenvolver com você hoje uma conversa sobre NEGÓCIOS, mas, principalmente, negócios NA INTERNET – não há dúvidas que são muitos, alguns, com propostas sérias; outros não nos trazem muita confiabilidade. Diante disso, desejo passar-lhe minha credibilidade a esses tipos de negócios.


POIS BEM, QUANDO FALAMOS EM NEGÓCIO NA INTERNET, muito provavelmente, ALGUNS PODEM PENSAR QUE SE TRATA DE GANHAR DINHEIRO FÁCIL – SE VOCÊ PENSA ASSIM, ENTÃO NÃO SERIA muito INTERESSANTE PARA VOCÊ CONTINUAR lendo esse artigo, POIS NÃO estamos a falar em uma PROPOSTA DE GANHO FÁCIL.

POR OUTRO LADO, SE VOCÊ JULGA SER DIFÍCIL E QUASE IMPOSSÍVEL GANHAR DINHEIRO TRABALHANDO EM SUA CASA POR MEIO DE SEU COMPUTADOR, DEVO LHE DIZER QUE TAMBÉM NÃO É BEM ASSIM.

DEPENDENDO DE SUA DEDICAÇÃO E INTERESSE É POSSÍVEL SIM VOCÊ DESENVOLVER UM NEGÓCIO NA INTERNET E FAZER UMA RENDA EXTRA.

O GRANDE IMPASSE QUE FICA É QUE NO BRASIL CONVENCIONOU-SE TRABALHAR MUITO E GANHAR POUCO – OU SEJA – TRABALHA-SE EM MÉDIA OITO HORAS DIÁRIAS E GANHA-SE BEM MENOS QUE MIL REAIS POR MÊS.

MUITO BEM, COM AS NOVAS TECNOLOGIAS QUE NOS SÃO OFERECIDAS, HOJE ESTÁ BEM MAIS FÁCIL E OPORTUNO GANHAR DINHEIRO DESENVOLVENDO UM TRABALHO QUE ENVOLVE INTELIGÊNCIA E MENOS ESFORÇO.

OBSERVE QUE EU DISSE MENOS ESFORÇO E NÃO QUE VOCÊ NÃO TERÁ DE FAZER NADA PARA GANHAR DINHEIRO.

AGORA, O CONCEITO “INTELIGÊNCIA” DEVE-SE LEVAR MUITO EM CONTA, O QUE FEZ QUE MUITAS PESSOAS NO MUNDO INTEIRO GANHASSEM MAIS DINHEIRO QUE OUTROS FOI EXATAMENTE PORQUE ESSES DESENVOLVERAM MELHOR SUA INTELIGÊNCIA E TAMBÉM SE DEDICARAM AO SEU NEGÓCIO.

NO ENTANTO, O MAIS IMPORTANTE É QUE, NESSE NOVO MODELO DE negócio, A PARTIR DA INTERNET, VOCÊ TERÁ UM TRABALHO MAIS ENFADONHO OU MESMO ÁRDUO SOMENTE NO INÍCIO. DEPOIS, A FUNCIONALIDADE DO PROJETO ONLINE, VAI LHE POSSIBILITAR TER SUCESSO COM MENOS ESFORÇO. REPITO, MENOS ESFORÇO, E NÃO TRABALHO SEM NENHUM ESFORÇO.

POR EXEMPLO, ENQUANTO PROFESSOR, EU POSSO TER UM TRABALHO QUE ME LEVE MAIS DE SEIS MESES, OU TALVEZ UM ANO, PARA DESENVOLVER UM CURSO VIRTUAL COM VÁRIAS FUNCIONALIDADES. DEPOIS, AO COLOCAR ESSE CURSO DISPONÍVEL NA INTERNET, UMA VEZ QUE MAIS DE 70% DO CURSO JÁ ESTÁ PRONTO, EM UM MATERIAL GRAVADO E PREPARADO PREVIAMENTE, MEU TRABALHO SERÁ BEM MENOR. O CURSO FICARÁ DISPONÍVEL 24 HORAS POR DIA PARA O ASSINANTE. OS OUTROS 30% SERÃO AS DÚVIDAS TIRADAS COM O PROFESSOR QUE TAMBÉM PODE SER PELA INTERNET VIA E-MAIL OU BATE-PAPOS ONLINE.

VEJA QUE NUM TRABALHO DESSA NATUREZA, MEUS CUSTOS E ESFORÇO FÍSICO SERÃO BEM MAIS REDUZIDOS DO QUE SE EU TIVESSE ESSE MESMO CURSO DA MANEIRA CONVENCIONAL – SALA DE AULA FÍSICA E A PRESENÇA DO PROFESSOR EM TODAS AS AULAS.

ANTES DE FINALIZAR, DEIXE-ME CONTAR-LHE ALGO MAIS:

CERTO AMIGO PROCURA O PRIMO E LHE PEDE EMPRESTADO 50 REAIS, ESTE, O PRIMO, FALA-LHE QUE, NAQUELE MOMENTO, NÃO TINHA COMO LHE ARRANJAR O DINHEIRO. MAS, POR OUTRO LADO, TINHA UMA SUGESTÃO.

PRIMO, VOCÊ SABE QUE, EM NOSSO QUINTAL, HÁ UMA PLANTAÇÃO DE COCOS E OS PÉS ESTÃO BEM CARREGADOS. FAÇAMOS O SEGUINTE: PEGUE 25 CÔCOS, VÁ À PRAÇA CENTRAL, COLOQUE-OS À VENDA PELO VALOR DE 2 REAIS CADA. DEPENDENO DO SEU ESFORÇO E BOA VONTADE DAS PESSOAS QUE POR LÁ TRANSITAREM, É MUITO POSSÍVEL QUE VOCÊ CONSIGA VENDER OS 25 CÔCOS, O QUE LHE RENDERÁ 50 REAIS. E ESSE DINHEIRO SERÁ SEU.

PARA FINALIZAR ESSA NOSSA PEQUENA CONVERSA, DESEJO LHE CONVIDAR A INVESTIR MAIS TEMPO PARA CONHECER ESSE NOVO MODELO DE NEGÓCIO DESTE PRESENTE SÉCULO. NÃO TEMOS DÚVIDA QUE SUAS DESCOBERTAS MUITO VÃO LHE SURPREENDER. E O MAIS INTERESSANTE É QUE O INVESTIMENTO QUE VOCÊ FARÁ PARA CONHECER MELHOR TODO ESSE MECANISMO DE NEGÓCIO ONLINE SERÁ PRATICAMENTE ZERO NO INÍCIO. OU SEJA, VOCÊ NÃO TERÁ NADA A PERDER.

SE VOCÊ DESEJAR MAIS INFORMAÇÕES ACERCA DISSO, SUGIRO QUE VISITE O SITE, EMPREENDEDOR DOCONHECIMENTO E FAÇA SEU CADASTRO GRATUITAMENTE.

Acesse aqui: http://empreendedordoconhecimento.com.br/wp/empreendedorismo-2/

UM GRANDE ABRAÇO!

PROFESSOR RIVALDO NERI

Bom dia amigos e amigas! Ainda agora pela manhã, estaremos publicando o nosso artigo do dia. Mas antes disso, assista ao nosso novo vídeo:

domingo, 27 de março de 2016

O valor da união

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmos 133 – leia-o completo)


União talvez seja a palavra mais importante nos relacionamentos, principalmente em se tratando de família. Viver em união é uma grande oportunidade de todos experimentarmos as riquezas celestiais, na presença de nosso Criador.

Por outro lado, é compreensível que, por vezes, haja desentendimentos e aborrecimentos entre irmãos. Entretanto, não seria salutar transformar esses pequenos contratempos em rancor ou ódio.

Talvez, em dado momento de nossa caminhada, até podemos discordar entre si, e ficarmos chateados com o nosso irmão. Mas é importante que se compreenda que isso faz parte dessa nossa natureza humana, por vezes, difícil.

Assim, somente onde existe o verdadeiro amor poderá, então, existir o perdão mútuo. Veja o que diz o apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios:

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Um grande abraço e muito amor em seu coração!

Professor Rivaldo Neri

sábado, 26 de março de 2016

Mudança!

Quão difícil é para a maioria de nós viver um processo de mudança. Seja a mudança de um simples hábito, seja a mudança de endereço, e, muito principalmente, a mudança em relação à carreira profissional. De fato, toda e qualquer mudança exige de cada um de nós uma autorreflexão. Mas é em relação à mudança profissional, em específico, que desejamos falar neste post.


Quando optamos por fazer uma mudança em nossa vida profissional, compreende-se que somos tomados por um turbilhão de pensamentos que, por vezes, poderá nos levar a um processo de confusão.

E então, o que fazer nesta hora?

Muito provavelmente a primeira coisa a ser feita é traçar uma meta e um planejamento estratégico. Assim sendo, será possível tomarmos um novo rumo em nossa carreira. E mudar de profissão não estaria errado.

Entretanto, quando isso tiver de ser feito, que o façamos a partir de uma visão acurada e ampliada.

Não seria nosso objetivo, aqui neste pequeno texto, apresentar-lhe toda uma estratégia de mudança para que você tenha pleno êxito nesse processo, até porque, entende-se que uma mudança profissional pode ser diferente para cada pessoa.

Mas valem aqui umas pequenas, mas boas dicas, que você poderá observá-las na hora que tiver de passar por uma situação de mudança em sua carreira ou atividade profissional. Veja-as a seguir:

a    Estou pronto?

É comum, neste processo de mudança, pairar em nós um sentimento de dúvidas: “Será se estou pronto?”

Talvez, isso se dê exatamente porque é um momento em que teremos de fazer escolhas, tomar uma decisão importante em nossa vida.

Segundo especialistas, em uma mudança de carreira profissional, é importante que se leve em conta qual o espírito motivador a nos impulsionar a essas mudanças. Nesse ponto, deve-se avaliar, com critérios, quais os objetivos dessa mudança, quais os verdadeiros interesses. Portanto, é fundamental que isso seja feito a partir de uma compreensão bem clara acerca do que realmente se deseja para nossa carreira. Isso nos leva à segunda dica:

    Por onde começar?

Há um consenso que nos orienta que a primeira coisa a ser feita quando se propõe uma mudança de carreira é ter um objetivo bem definido e claro. Isso, sem dúvida, é o primeiro passo a ser dado. “Você não chegará aonde você quer se você não sabe a direção a seguir”. Não basta apenas ter a vontade de mudança. É preciso algo mais. O seu desejo de mudança, necessariamente, tem de estar atrelado a seus objetivos. Isso fará que você encontre, com menos dureza, os caminhos que lhe proporcionarão encontrar a carreira profissional que se identifique com você. E nossa terceira dica é:

c      Há limites de idade?

A grande sacada é... não há limite de idade que possa fazer que você não busque sua realização profissional. Entretanto, é importante que se leve em conta que as motivações de um jovem de 20 anos, eventualmente diferem das motivações e necessidades de uma pessoa que já passou da casa dos 40. Portanto, quando se pretende mudar de carreira, a dica é: considere suas experiências anteriores e, principalmente, os pontos positivos e negativos que esta nova carreira poderá lhe proporcionar. Isso é fundamental para que você não venha a se frustrar quando perceber que uma nova atividade poderá fazer que você deixasse de lado boa parte de seu aprendizado ao longo de bons anos de experiências vividos. Compreenda-se, por fim, que qualquer mudança em sua carreira profissional será um novo desafio para você.

Bem, essas são as nossas dicas para você que pretende mudar de carreira profissional.

Se você desejar mais informações sobre esse assunto, sugiro-lhe acessar esse link: http://exame.abril.com.br/topicos/mudanca-de-carreira

Um grande abraço!
Professor Rivaldo Neri

sexta-feira, 25 de março de 2016

Páscoa

Estaria a Páscoa resumida a entrega e trocas de deliciosos ovos de chocolate, ou mesmo em torno da figura de um coelho bonitinho?

Seria a Páscoa um momento de autorreflexão ou mesmo a oportunidade para que relacionamentos sejam restaurados?

Qual seria, pois, o significado da Páscoa?

Leia em nosso post de hoje o comentário de nosso amigo, pastor e irmão, reverendo Neurival Feitosa.

Eis o texto:

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA DO SENHOR

Qual é o significado da páscoa? Para muitos, a páscoa é encarada apenas como mais um feriado em nosso calendário, uma oportunidade para descer ao litoral, para descansar, ou mesmo, dar uma pausa nas canseiras do trabalho diário.

Talvez para outros seja mais uma oportunidade para ganhar alguns "quilinhos" comendo muitos ovos de chocolate. E para os que creem no Senhor Jesus Cristo e o seguem com empenho em cumprir suas ordenanças, o que esta data significa? Se perguntássemos para nossos filhos o que eles nos responderiam?

É possível que você tenha na "ponta da língua" a resposta correta para as perguntas feitas acima: "Páscoa é a data em que comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo". Mas agora gostaria que você refletisse sobre o que a ressurreição de Jesus significa em sua vida.

Veja o que o apóstolo Paulo diz em sua carta aos Romanos 6.5-8 (Novo Testamento na Linguagem de Hoje - NTLH):
"Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele. Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que nosso "eu" pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. Pois quem morre fica livre do poder do pecado. Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele".
Páscoa, para os que somos cristãos, significa que morremos para o pecado e ressuscitamos por meio de Cristo para uma vida nova! Esta realidade é presente, é agora. Cristo nos dá vida nova em todos os aspectos possíveis. O pecado já não nos domina, porque Cristo está vivo em nós e por meio do seu Espírito, Ele nos dá vitória.


Se você ainda não vive esta realidade, busque na pessoa de Jesus. Somente n’Ele encontramos uma vida verdadeiramente feliz. Mas se você já experimentou o verdadeiro sentido da páscoa, então transforme esta data numa grande oportunidade para reafirmar sua fé e anunciar o evangelho de Jesus.

Feliz Páscoa!

Reverendo Neurival Feitosa
--------------------------------------------------

Um grande abraço a todos!

Professor Rivaldo Neri

quinta-feira, 24 de março de 2016

Que é a escola?

Qual seria a escola que você gostaria de estudar ou ter estudado?
 Manual de Educação e Ensino

Provavelmente, essa seja uma pergunta que gere muitas posições e controvérsias. Então, vamos tomar como partida para esse texto, um comentário extraído da internet:
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. A maioria dos países têm sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Leia mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
Na teoria, essa afirmação é bastante pragmática. Define muito bem o que é a escola: um lugar onde se ensina e se aprende. De fato, tudo poderia ser simples assim.

Porém, em nosso dia a dia em uma escola, seja um aluno ou um professor, experimentamos algo totalmente diferente do que se prega acerca da escola.

Talvez, você possa me perguntar: em que sentido?

Deixe-me explicar: Compreendo que, embora haja bastante interesse por parte de professores e gestores de escola, há também uma lacuna muito grande em sua gestão política-administrativa.

Por exemplo, não há, de maneira mais concreta, um currículo de ensino que possa envolver todos os estados da Federação em um posicionamento unificado que contemple a base e o necessário para que todo aluno tenha uma aprendizagem significativa e estrutural, de modo que, este, caso seja transferido para qualquer região do país, não encontre dificuldades em seu processo de aprendizagem. Claro, respeitando os valores culturais de cada região.

Mas há outra consideração a ser feita: Será se o ensino médio não difere consideravelmente do ensino fundamental? Em caso afirmativo, não seria interessante que se pensasse esses dois níveis de ensino sistemático, partindo de perspectiva que fosse direcionada para cada nível em especial?

No entanto, compreende-se que esse planejamento pedagógico deveria nascer no seio da escola, em que todos os envolvidos, direta ou indiretamente, pudessem expressar de maneira atenciosa e respeitosa seu posicionamento acerca da construção de uma escola que seja o anseio da grande maioria.

Não se pode pensar a educação de maneira isolada. Não se pode pensar a escola onde os alunos, os professores, os gestores e a comunidade em geral envolvida em seu contexto, não tenham liberdade de expressão.

É possível construirmos uma escola diferente, desde que se dê voz a todos que, de fato e de verdade, constroem a escola e a educação deste país.

É possível pensar uma escola onde todos tenham prazer em estar numa sala de aula.

É possível se pensar em uma escola pública que seja o orgulho de nossa gente. Bastam apenas decisões políticas sábias e participação solidária da comunidade civil desta grande Nação Brasileira.

Qual a escola que desejamos construir e deixar para nossas gerações futuras?

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri

Se desejar conhecer um pouco mais de nosso posicionamento acerca desse tema, leia o livro, “MANUAL DE EDUCAÇÃO EENSINO”, organizado pelo professor Alexandre Vieira, com minha participação no capítulo, 4, Educação Brasileira. Acesse o livro aqui:



quarta-feira, 23 de março de 2016

Encontro



Encontros, desencontros e reencontros.

Há momentos em nossa vida que desejamos ardentemente viver aquele dia com a pessoa de quem gostamos. Talvez o encontro perfeito.

Mas todo encontro também traz em si as perdas. Nesses encontros, desencontros e reencontros há momentos de felicidade, há os que sorriem e os que choram, há os que ficam e os que partem.

Entretanto, há algo que muito provável poderá ficar marcado em qualquer encontro: O primeiro.

O primeiro encontro sempre ficará em nossa lembrança: seja com o nosso primeiro amor, seja no primeiro dia de trabalho, na faculdade. A marca do primeiro é o início de tudo.

Todos nós temos algo a recordar dos momentos pelos quais passamos. Muitos trazemos à mente as experiências marcantes que vivenciamos. E isso é muito bom e nos faz perceber o valor dos grandes encontros.

Então, que em seus muitos encontros, desencontros e reencontros que você guarde sempre o melhor desses momentos. A vida é curta, e você não pode deixar de vivê-la em toda sua intensidade.

Um grande abraço!


Professor Rivaldo Neri

terça-feira, 22 de março de 2016

LIVRAMENTO

Livro: A verdade que liberta: O livramento de Deus – final
 A verdade que liberta

Deus nunca abandona a seus filhos. O homem, na sua pecaminosidade, muitas vezes não aceita, ou não entende, a vontade de Deus em sua vida, e quando vem a tribulação, na sua fraqueza, culpa a Deus.

Veja o que diz o apóstolo Tiago: “Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.[1]

Todavia, quando louvamos a Deus e o buscamos em oração, em qualquer situação, teremos a mesma sorte de Jó, que não deu ouvidos à blasfêmia de sua esposa, quando esta dizia: “Amaldiçoa o teu Deus e morre”. Jó, porém, O adorava, para ele não importavam as circunstâncias do momento. Da misericórdia divina, Jó carecia, e esta o alcançou. Acompanhe o restante da história:

Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentas. Também teve outros sete fillhos e três filhas. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até a quarta geração. Então, morreu Jó, velho e farto de dias[2].    

Quando a angústia e a tristeza tomarem conta de nós, o Senhor Jesus nos diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundoJoão 16:33. Ainda que não compreendamos a razão de nosso sofrimento, devemos ouvir a voz do Todo-Poderoso e atender aos seus desígnios. Por meio do Santo Espírito de Deus, somos habilitados a viver experiências maravilhosas. Às vezes, as provações pelas quais passamos são necessárias para o nosso crescimento espiritual.
SALMOS [23]
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.




[1] Bíblia Sagrada, Epístola de Tiago 1:13,14
[2] Bíblia Sagrada, Livro de Jó, 42:10-17

E assim encerramos esta sequência de textos retirados de nosso livro, "A verdade que liberta". Caso queira conhecer a obra completa, clique na imagem abaixo:
 A VERDADE QUE LIBERTA
Um grande abraço!
Professor Rivaldo Neri