quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

CRIANDO UMA OPORTUNIDADE

Nossa palavra chave de hoje, dia 06 de janeiro de 2016, é CRIATIVIDADE. E queremos começar este artigo com as seguintes indagações:
O que é ser uma pessoa criativa?
É possível tornar-se uma pessoa mais criativa?
É importante pensarmos que todos têm possiblidades iguais para desenvolver um processo criativo. No entanto, é preciso primeiro que se aprenda a desenvolver habilidades. E isso implica em buscar domínio a partir de técnicas e estratégias que nos desafiam no processo de resolução de problemas. Em outras palavras, é preciso que se implemente ações que gerem novas ideias.
Para se criar uma ideia é necessário, primeiro, que soltemos a imaginação. Nossa mente deve estar livre de preocupações e aberta ao pensamento positivo. Para isso, necessita-se de iniciativa. A mente livre estará mais apta para que fluam os pensamentos produtivos. A mente desocupada, ou seja, livre de preocupação, está mais habilitada para desenvolver uma atitude mental positiva. Portanto, o primeiro passo a ser dado para a criação de uma ideia, é trocar preocupação por ocupação.
O ser humano que passa a vida inteira resmungando que a vida não está boa, o Governo não oferece condições de sobrevivência e que nada vai bem para ele, talvez esse mesmo cidadão ainda não se apercebeu que a primeira mudança deve acontecer nele próprio.
Mudar a maneira de pensar e agir em benefício próprio é algo que não acontece por acaso, deve-se ter persistência. Isso mesmo. Antes de qualquer coisa, muita perseverança. A mudança de um hábito negativo para um positivo é um processo lento, mas que é possível conseguir, quando se realmente deseja mudar.
Assim, como primeira tarefa, crie o hábito de, sempre que possível, registrar todas as informações que a sua mente venha processá-las, pois, agindo assim, você ficará impressionado com o poder criativo de sua mente. No entanto, aprenda também a controlar sua ansiedade e não pense que as primeiras ideias serão sempre as melhores, pode ser que a última seja a primeira.
Compreenda que em um processo criativo, toda ideia, mesmo que a princípio pareça tola, deve ser anotada, pois, quem sabe, no futuro, poderá ser útil. Portanto, sempre anote todo pensamento correlacionado com o seu futuro projeto. Mas não basta apenas anotar, de vez em quando releia o que escreveu, procurando alimentar este grande criador que há dentro de você.
A princípio, talvez  você se ache incapaz de criar uma ideia. Mas não se deixe levar pelo desânimo. Tenha em mente aonde você deseja chegar e deixe que seus objetivos definidos os conduzam ao seu principal alvo.
E aqui quero lhe lembrar de que para se criar algo importante é necessário deixar brotar em nossos corações um motivo forte, ou seja, um desejo ardente de ajudar e ser ajudado. Muitos dos grandes inventos nasceram porque se havia uma necessidade. E Seus criadores acreditaram na capacidade que Deus os dotou para grandes obras. Mas vale também salientar que todos eles tinham algo em comum: seu bem estar e o bem estar do próximo.
No processo criativo, para desenvolvermos uma ideia, é preciso que estejamos sempre buscando soluções para eventuais problemas que nos deparamos todos os dias. Foi assim que nasceram os grandes projetos que têm servido a humanidade.
Um grande abraço e até nosso próximo post.
Professor Rivaldo Neri

Nenhum comentário:

Postar um comentário