sábado, 30 de janeiro de 2016

Uma aula de Gramática

Nossa palavra inspiradora hoje é “gramática”. Como assim, gramática?

Desde quando gramática é uma palavra inspiradora? Talvez você me pergunte.

E minha resposta é sim. A gramática é sim inspiradora. E agora me refiro à Gramática da Língua Portuguesa.

Comecemos, pois, fazendo primeiro a distinção entre gramática natural e gramática normativa:

Em primeiro lugar, vamos entender que gramática nada mais é que a organização da fala, no sentido de produzir comunicação.

Assim, temos que a gramática natural é o modo natural de falar em nosso próprio idioma. Ou seja, quem nasce no Brasil, naturalmente vai aprender falar português. Não interessa a forma, se é coloquial ou culta.

Já a gramática normativa prende-se a determinadas regras. Existe uma norma padrão, também chamada culta que estabelece as regras para o idioma.

Se você desejar, baixar essa aula completa sobre “Entendendo a Gramática” – cadastre-se abaixo  e pegue gratuitamente esse e-book de 10 páginas.
==========================
Mas deixemos isso como primeiro aperitivo, e vamos falar das expressões “de encontro” e “ao encontro”. Você sabe quando usá-las?

Pois bem, vamos a uma breve aplicação:

O presidente da empresa foi de encontro às decisões da nova diretoria. 

Muito bem, a frase quer informar que o presidente foi favorável a essas decisões?

Se você afirmou que sim, lamento informar, mas você se equivocou. Na verdade, o que se pretende informar é a posição contrária do presidente em relação às decisões tomadas pela nova diretoria.

O uso da expressão “de encontro” denota uma afirmação contrária, "de encontro a" significa, segundo o Dicionário Houaiss "no sentido oposto a, prestes a chocar-se com", e "ir ou vir de encontro a" significa "estar em trajetória de colisão com; estar em desacordo com; opor-se a; discordar de".

Em oposição a “de encontro a”, temos “ao encontro de”, ao encontro de", cujo significado é "dar solução ou satisfazer a; atender"; "ao encontro de", portanto, essas expressões estão muito bem relacionadas com os verbos ir e vir.

Observe:

1.     O presidente da empresa foi de encontro às decisões da nova diretoria. (O presidente é contra essas decisões, ele discorda das decisões tomadas pela nova diretoria.)

Então, quando usar ao encontro? Observe:

2.     As decisões da nova diretoria vieram ao encontro do que esperava o presidente da empresa. (O presidente é favorável às decisões tomadas pela nova diretoria. As decisões  da nova diretoria satisfizeram o presidente.)

Bem, por hoje é só. Se Deus nos permitir, logo, logo, postaremos outro artigo semelhante a esse. Mas para que possamos trazer novos artigos desse gênero, por favor, deixe-nos um comentário a respeito de nossos posts, para que possamos compreender o que está lhe agradando ou não em nosso blog, e se o que estamos escrevendo está indo de encontro ou ao encontro do que você espera.

Um grande abraço!


Professor Rivaldo Neri.

=========================
Caso deseje pegar o e-book gratuito, cadastre-se aqui!

Nome:
Email:

Nenhum comentário:

Postar um comentário