segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Qual a palavra de hoje?

Sabe aqueles dias em que lhe faltam ideias para escrever ou fazer alguma coisa. Pois bem, é o que me ocorre exatamente hoje em que a minha palavra chave é INSPIRAÇÃO.

Que faço então? Simplesmente nada. Aquieto a minha alma e vou tomar um café. Depois, quem sabe, as ideias fluem.


De fato, depois de um gostoso cafezinho e mente descansada, retorno ao meu texto.

Mas o que é inspiração?

De acordo com um conceito teológico, temos:

Inspiração é o conceito teológico segundo o qual obras e feitos de seres humanos intimamente ligados a Deus, sobretudo as Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, receberam uma supervisão especial do Espírito Santo, de tal sorte que as palavras ali registradas expressam, de alguma maneira, a revelação de Deus.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inspiração_(teologia)


Porém, se consultarmos o dicionário, vamos encontrar o seguinte conceito:

 

Inspiração 

s.f. Estímulo; capacidade criativa dos artistas, dos escritores, dos autores ou de outros profissionais: o criador jamais perde sua inspiração.
Iluminação; ideia repentina e momentânea, normalmente genial.
P.ext. Algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação: ela era a musa e inspiração do poeta.
P.ext. O efeito ou resultado do que foi criado a partir de um estímulo de criação.
Religião. Sopro de origem divina que, para os cristãos, teria conduzido os escritores da Bíblia.
Ação ou efeito de inspirar, de deixar passar o ar pelos pulmões.
(Etm. do latim: inspiratio.onis)
Bem, considerando os dois conceitos apresentados, percebe-se que, em ambos os casos, o que há em comum, é o ato da iluminação. E isso é fundamental para o nosso crescimento, bem como para o crescimento dos nossos semelhantes.
Uma pessoa que encontra inspiração ao realizar alguma tarefa, com toda certeza sente-se mais preparada e disposta para tal realização. Na verdade, ela é impulsionada naturalmente a fazer o seu trabalho.

E é interessante que isso aconteceu justamente comigo agora, enquanto escrevo esse texto. No início, faltavam-me palavras para que pudesse começar a escrever o meu post de hoje. Porém, quando parei por um instante, levantei-me, e fui tomar um café, tudo teve um novo rumo.

Quando voltei, senti-me impulsionado a procurar o significado da palavra inspiração. A partir do momento que encontrei algo falando sobre essa palavra, senti-me encorajado também a escrever sobre esse tema. Naturalmente as palavras foram me conduzindo. Ou seja, estou em processo de inspiração.

Mas qual a importância de estar inspirado em nosso dia a dia? Não vejo outra razão, se não para a construção de nosso “eu”, de nosso ser, da formação de um caráter ímpar.

Todavia, é de extrema relevância que busquemos inspiração nas boas atitudes das pessoas, nos bons atos praticados pela humanidade. Pessoas inspiradoras são aquelas que nos promovem ao sucesso. E são essas que devemos procurá-las para que possamos imitá-las.

Um bom exemplo disso é o apóstolo Paulo que certa vez afirmou: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
1 Coríntios 11:1

Assim, meu caro amigo e minha cara amiga que lê o nosso artigo, desejo, do fundo de meu coração, que você encontre em sua vida pessoas inspiradoras para que possa imitá-las.

E que o seu dia de hoje seja bastante inspirador!

Um grande abraço!

Professor Rivaldo Neri



Nenhum comentário:

Postar um comentário